Notícias

17/06/2011

“Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” Contaminação de Crianças por Agrotóxicos e Criança no Lixo, Nunca Mais.

VÍDEO E MATERIAL DE APOIO:
FICHA DE QUESTIONAMENTO:

Para os participantes que assistiram o seminário “Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” – Contaminação de Crianças por Agrotóxicos e Criança no Lixo, Nunca Mais, no dia 10 de junho de 2011, via internet (webcast) e desejarem receber certificado deverão responder aos seguintes questionamentos, enviando a Ficha de Questionamento até as 18 horas do dia 28 de junho de 2011 conforme orientações abaixo: 

a) Membros, servidores e estagiários do MPPR deverão enviar o questionamento para o e-mail cursosmp@mp.pr.gov.br, sendo que o certificado será encaminhado à sua Comarca ou setor após resposta a este e-mail. 

b) Aos demais participantes:
Residentes em Curitiba: deverão enviar o questionamento para o e-mail cursosmp@mp.pr.gov.br, sendo que o certificado deverá ser retirado no Centro de Apoio ao Meio Ambiente - Rua Marechal Floriano Peixoto, 1251 - Rebouças – Curitiba-PR -  
CEP. 80.230-110
, após finalizado o prazo de recebimento. Maiores informações com Sra. Aglaé no telefone: 41 3250-4766.

♦ Residentes fora de Curitiba: deverão enviar o questionamento para o e-mail cursosmp@mp.pr.gov.br e correspondência, contendo (01) carta-resposta (envelope selado com nome do destinatário e endereço completo) e cópia de um documento de identificação do participante inscrito, endereçada ao Centro de Apoio ao Meio Ambiente - Rua Marechal Floriano Peixoto, 1251 - Rebouças – Curitiba-PR - CEP. 80.230-110

Os certificados serão encaminhados ao participantes do seminário 30 dias após finalizado prazo de recebimento dos questionamentos. 
__________________________________________________________________________________________________
O Ministério Público do Estado do Paraná, por intermédio dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente e da Criança e Adolescente e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e o Ministério Público do Trabalho promovem no dia 10 de junho de 2011 das 09h às 17h, o seminário “Semana Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” – Contaminação de Crianças por Agrotóxicos e Criança no Lixo, Nunca Mais.

O evento tem como objetivo discutir os impactos dos agrotóxicos na saúde de crianças e adolescentes e retirar crianças e adolescentes dos lixões.

Contará com a parceria do Ministério Público do Trabalho; Secretaria de Estado da Saúde; Fórum de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil do Paraná; Fórum Lixo e Cidadania do Paraná e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – Comissão Paraná e apoio da Subprocuradoria Administrativa - COE - Coordenação Executiva/ AGGSA - Assessoria de Governança em Gestão Socioambiental do Ministério Público do PR; Secretarias de Estado integrantes do Fórum de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil; Fórum contra os Agrotóxicos e Controle do Tabaco.

O referido evento terá um total de 06 horas contemplado por meio de palestras e debates com participação presencial e transmitido ao vivo pela internet (webcast), a realizar-se no Auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede do MPPR, localizada na Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico, Curitiba/PR.
 
PÚBLICO ALVO: Procuradores da República, Procuradores, promotores, servidores e estagiários do MPPR. Agentes governamentais, promotores de justiça, procuradores do trabalho, conselheiros tutelares, conselheiros de direito, educadores da rede de ensino público, técnicos do meio ambiente, trabalho, assistência social e saúde, estudantes, profissionais liberais, organizações não governamentais.
 
CERTIFICADOS: serão entregues, ao final do evento, para àqueles que participarem presencialmente. Para os membros, servidores e estagiários do MPPR que assistirem por webcast e desejarem receber certificado, deverão responder a questionamentos disponibilizados na página do Centro de Estudos a partir do dia 13 de junho de 2011: www.ceaf.mppr.mp.br/index.php.
 
INSCRIÇÕES: clique aqui 

Resolução de autorização para afastamento de Membros: Clique aqui

PROGRAMAÇÃO: 

09h – Solenidade de Abertura:  
Mesa:
 
►Olympio de Sá Sotto Maior Neto - Procurador Geral de Justiça do MPPR; 
►Eliezer Gomes da Silva - Coordenador Executivo da SUBADM/MPPR; 
►Saint-Clair Honorato Santos - Procurador de Justiça e Coordenador do CAOP Meio Ambiente;
►Margaret Matos de Carvalho - Procuradora do Trabalho; 
►Luciana Linero - Promotora de Justiça do MPPR; 
►Murillo José Digiácomo - Promotor de Justiça do MPPR; e 
►Ricardo Bruel da Silveira - Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região.

09h30 – “Meio Ambiente e Agrotóxicos”
Palestrante:
Saint-Clair Honorato Santos - Procurador de Justiça e Coordenador do CAOP Meio Ambiente .

10h – Debates

10h30 – “Agrotóxicos e distúrbios neurológicos em crianças e adolescentes”
Palestrante:
Rosa Maria Salaib Wolff – Médica do Trabalho do MTE/RS

11h – Debates

11h30 – Almoço 

13h15 - Política Nacional de Resíduos Sólidos
Palestrante: Patricia Magno - Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro

13h30 – “Crianças e Adolescentes na Coleta do Lixo nas ruas e nos lixões”
Palestrante:
Margaret Matos de Carvalho – Procuradora do Trabalho

14h – Debates

14h30 –“Crianças e Adolescentes na Coleta do Lixo nas ruas e nos lixões”
Palestrantes:
 
• Marilza Aparecida de Lima – Presidente do Instituto Lixo e Cidadania e Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; 
• Cardoso - Representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de Pernambuco.

15h – Debates

15h30 – Intervalo café

16h – Conclusões e redação das propostas


17h – Encerramento
_____________________________________________________________________
Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional
Rua Marechal Hermes, nº 751, Centro Cívico, Curitiba-PR 
cursosmp@mp.pr.gov.br 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.